sábado, 17 de setembro de 2016

Garrafa #22 Cerveja Scarpas - A luz no fim da estrada escura vale a viagem

Garrafa #22: Cerveja Scarpas - A luz no fim da estrada escura vale a viagem

Montagem feita com o rótuloda Cerveja Scarpas - Capitólio-MG para o  MemoBier
Cerveja Scarpas - Capitólio-MG
O Brasil é um país lindo e rico em belezas naturais, como já ouvimos falar muitas e muitas vezes, não é? e é mesmo, não tem como discordar! Desde que me propus a conhecer melhor o nosso país, tenho me deparado com cenas, vivido momentos e conhecido pessoas igualmente inesquecíveis!
Mas, espera aí! será que o Brasil tem também algo que seja belo e grandioso, mas que tenha sido criado por seu povo, como fazem os árabes, por exemplo?


A Praia de Minas
Claro que temos, uai! e é exatamente sobre isso que eu gostaria de falar neste pequeno texto: Capitólio-MG, a cidade que possui o maior lago artificial do Brasil e um dos maiores do mundo, que tem a “praia de Minas” e a cerveja Scarpas do Lago, cidade que visitei junto à minha namorada em maio de 2015.
imagem do Logo de Furnas - Capitólio-MG - MemoBier
Logo de Furnas - Capitólio-MG
Por um bom tempo namorei a cidade, até que decidimos visitá-la durante as férias.  Dentre tantas coisas que colocamos nas malas, uma não podia faltar na minha: cerveja. Por isso decidi levar algumas, só para garantir. Fui modesto e levei apenas três: uma Paulaner, uma Duvel e uma Vedett, que bebemos no meio da praça da cidade, cada uma no seu respectivo copo, em frente à igreja Matriz, sentados no banquinho, vendo a vida passar devagar ao final do primeiro dia, depois de um encantador passeio de lancha pela represa. Essa era uma das principais experiências que eu buscava, mas uma surpresa nos aguardava.
Foto das cervejas Paulaner, Duvel e Vedett - Escalação para a viagem à Capitólio
Paulaner, Duvel e Vedett - Escalação para a viagem


Ao retornar à pousada, recebemos alguns panfletos dos estabelecimentos locais, dos quais um em especial nos chamou a atenção, o Kanto da Ilha, cujo nome  nos remeteu a algo como um pub, daqueles que estamos acostumados a frequentar aqui em SP. Por isso decidimos criar coragem para enfrentar a estrada longa, de terra batida, esburacada e totalmente escura. Mas a luz no final da estrada valeu à pena.


Durante o caminho até nos perguntamos o porquê de uma estrada tão ruim para se chegar e se esse bar realmente existia, já que aparentemente somente nós estávamos indo. Mas ao chegar entendemos o motivo: todos os que ali estavam, chegaram de barco, lancha, jet ski etc. Nos surpreendemos com a estrutura e público de alto padrão que frequentava a casa naquela noite quente. O Kanto da Ilha é um lugar lindo que oferece uma vista privilegiada da represa e guarda uma das maiores marinas de Minas. Certamente vale a visita, se um dia você for à Capitólio. No entanto o que chamou nossa atenção foi o fato de a casa oferecer uma cerveja produzida por eles mesmos, a Scarpas do Lago. E mais do que isso, a cervejaria ficava bem ao lado do bar, por isso dispúnhamos da cerveja mais fresca possível.
O Lago de Furnas visto do Kanto da Ilha


Na ocasião degustamos as três disponíveis: Pale Ale, Pilsen e Weiss. As garrafas vieram ainda sem rótulos, mas a cerveja se apresentou muito bem, pois naquele momento já mostrou equilíbrio e sabor, aliado ao máximo frescor.


Fiquei curioso para conhecer a cervejaria e o mestre cervejeiro, pois ambos já eram dignos de elogio, mesmo naquela fase inicial. Por isso decidimos voltar na manhã do dia seguinte e fomos gentilmente recebidos pelo mestre cervejeiro, que nos apresentou a estrutura e explicou em detalhes todo o processo de produção, investimentos e expectativa de vendas, além de nos servir sua Pilsen direto do tanque de maturação.
Fotos da visita à Cervejaria Scarpas, Kanto da Ilha, Capitólio-MG
Visita à Cervejaria Scarpas - Kanto da Ilha, Capitólio-MG


Tentei contato com a cervejaria, a fim de obter informações mais atualizadas sobre produção e distribuição, porém a mesma ainda não dispões de um site ou página no Facebook. Então acredito que a única maneira de degustar uma de suas cervejas seja indo à Capitólio. Mas vai por mim, a viagem vale à pena



E aí, gostou da memória?

Obrigado por ler o post até aqui. Se não for pedir muito, curte aí e compartilha nas redes sociais ou deixe seu comentário aqui em baixo. ;-)

Quer ler mais?
O que acha de ler o último post?
Se for consumir cerveja, seja responsável e nunca beba em excesso. Um abraço e até a próxima,

cheers!

Nenhum comentário:

Postar um comentário